Vacinas em adulto – quais preciso tomar?

O que é Cateterismo, Angioplastia e Stent? Qual a importância disso tudo?
4 de Maio de 2018

Vacinas em adulto - quais preciso tomar?

Por: Dra. Bruna Henares


1) Contra Tétano
Vacine-se com o reforço contra o tétano a cada 10 anos. O ideal seria a vacina tríplice bacteriana acelular (Dtpa) que contém contra difteria, tétano e coqueluche, principalmente para gestantes. Caso você não se recorde quando tomou, deverá receber 3 doses (dt ou Dtpa).

2) Contra Herpes Zoster
Vacine-se em dose única acima de 50 anos.

3) Contra Pneumonia
Em adultos, recomenda-se a vacina Pneumo 13 em dose única para pessoas acima de 50 anos. Acima de 60 anos recomenda-se primeiro a Pneumo 13 dose única e depois de 2 meses a Pneumo 23 (polissacarídica) com reforço em 5 anos da Pneumo 23 caso tenha sido foi feita no paciente entre 60-64 anos. Em pacientes com 65 anos ou mais a dose da pneumo 23 é única. Se o paciente tomou primeiro a vacina Pneumo 23 ele deverá esperar 12 meses para receber contra a Pneumo 13.

4) Contra Meningite
Para adultos está disponível a vacina ACWY dose única e a Meningo B 2 doses.

5) Contra Gripe (H1N1)
Vacinar-se anualmente contra Gripe que é composta de Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e (Influenza B) podendo ser trivalente ou quadrivalente, principalmente as pessoas dos grupos de risco ( gestantes, puérperas, portadores de doenças crônicas como cardiopatas e pneumopatas, profissionais de saúde e crianças).

6) Contra Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR)
É dada na infância e uma dose de reforço entre 19-49 anos de idade. Caso a pessoa não tenha a comprovação de vacinação, precisa ser vacinada e principalmente mulheres em idade entre 12-49 anos, lembrando ser contra-indicada em gestante.

7) Contra Febre Amarela
A nova recomendação do Ministério da Saúde e da OMS é apenas 1 dose completa da vacina contra febre amarela na vida, não é mais necessário o reforço em 10 anos e é possível obter a carteira internacional com validade indeterminada nos postos da Anvisa nos aeroportos. Caso o paciente tenha recebido nos postos de saúde a dose da vacina fracionada, ela tem duração de apenas 8 anos sendo necessário a dose de reforço e não pode obter o certificado internacional.

8) Contra Dengue
Está disponível no Brasil no esquema de 3 doses entre 9-45 anos e é contra-indicada em gestante.

9) Vacinas contra Hepatite A e B
Verificar se atualizou todas as doses contra hepatite A e B, na dúvida, procure seu médico para coletar a sorologia para confirmação.